top of page

Tosa

Um Spa só para eles

A tosa e a tosa higiênica são consideradas cuidados importantes para manter a saúde e a higiene do pet. Apesar de muitos acreditarem que a tosa é uma ação apenas estética, ela ajuda o pet a não acumular sujeira em alguns pontos do corpo e pode até evitar acidentes.

d893aeb073391d8d35d611b9a8cdeb90.jpg

Qual a frequência ideal para o tosa?

Em raças de pelos longos, a tosa é serviço obrigatório e inadiável, pois a grande quantidade de pelo pode acarretar situações desagradáveis ao pet. Durante o processo, existem determinadas áreas que o corte dos pelos precisa ser concentrada, tais como a sola das patas, a barriga e a área íntima. Na área das almofadinhas da sola das patas, a principal justificativa é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, dificultando a movimentação do animal.


Na região da barriga e nas áreas íntimas o motivo é o mesmo: impedir o acúmulo de sujeira. As regiões íntimas, por serem diretamente ligadas às áreas de evacuação do pet é possível que restos de urina e fezes fiquem agarrados aos pelos do animal. Isso pode acarretar na proliferação de bactérias e parasitas que podem ocasionar doenças.

Tosa na tesoura ou corte na máquina?

Existem vários tipos de tosa, a tosa na máquina são cortes feitos por meio de uma lâmina determinada, ou seja, cada número de lâmina está relacionado ao comprimento do pelo, mantendo-o uniforme. Por outro lado alguns profissionais não indicam o corte de máquina para algumas raças como Spitz, Chow Chow e Husky Siberiano, pois ao cortar a pelagem rente à pele, os pelos podem crescer de forma diferenciada e descaracterizar a estética do animal.
A tosa na tesoura é recomendada para diversos pets, pois o objetivo deste corte é diminuir o comprimento dos pelos, sem modificar a forma original.
Existe também a tosa da raça, que são cortes feitos especialmente para determinados tipos de raça, já que eles caracterizam e acentuam a forma dos animais. Alguns tipos de raças são caracterizados por esses cortes, como por exemplo: O Poodle, Lhasa Apso, Schnauzer, Spitz Alemão, Yorkshire e diversos outros.

A Tosa

Todas nossas tosas dão direito:

  • Tosa da barriguinha do animal, considerando as características e aplicabilidade em cada tipo de raça.

  • Tosa da patinha, a razão principal para a retirada de pelos é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes.

  • Tosa íntima e do Bumbum, (onde, por serem mais finos, os pelos tem maior chance de se embaraçar) a razão para a importância da tosa é: impedir o acúmulo de sujeira. Por serem regiões diretamente ligadas às àreas de evacuação dos cãezinhos, é possível que restos de urina ou fezes fiquem agarrados à pelagem do animal depois de fazerem suas necessidades, e este é um ambiente perfeito para a proliferação da bactérias e parasitas que podem trazer doenças de diversos tipos e níveis de gravidade ao pet.

  • Tosa da Orelha, mantendo as orelhas limpas e saudáveis e consequentemente prevenindo o surgimento de infecções; otites, ou seja, a inflamação nos ouvidos; odores ruins; entre outros problemas que acomete atingir o aparelho auditivo dos animais.

  • Tosa da pelagem, tem como função básica evitar a proliferação de fungos e bactérias na pelagem do cão.

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta-feira:  09 - 18h
Sábado: 09 - 18h

©2024 Capitania dos Bichos - CNPJ: 32.357.130/0001-72 / Inscrição Estadual: 11.333.389 

bottom of page